DIÁRIO DA PÓS GRADUAÇÃO #2- O QUE É PÓS GRADUAÇÃO?

Oi galera!
Tudo bem?!
Como compartilhei aqui com vocês eu estou fazendo pós graduação na Uninter. E continuando o meu diário da pós hoje eu vou contar um pouquinho mais sobre isso!

Quer saber mais?! Vem comigo!
A pós-graduação é o estudo destinado aos indivíduos que já possuem diploma de graduação. No Brasil, desde o parecer Newton Sucupira, aprovado pelo então Conselho Federal de Educação em 1965, os cursos de pós-graduação dividem-se em duas vertentes: o lato sensu e o stricto sensu:

 Lato sensu: são cursos mais direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior: tecnólogos, licenciados ou bacharéis. Se encontram, nesta categoria: os cursos de aperfeiçoamento com carga horária de no máximo 359 horas; os cursos de especialização com carga horária de no mínimo 360 horas; bem como os cursos designados como MBA (do inglês Master in Business Administration, "mestre em administração de empresas"), que não são equiparáveis aos mestrados, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos.

Stricto sensu: são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis do mestrado e doutorado, acadêmicos ou profissionais. O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma dissertação e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa. Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese.
A pós-graduação stricto-sensu é regulada e avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação. Todas as informações do sistema brasileiro de pós-graduação stricto-sensu podem ser encontradas na Plataforma Sucupira mantida pela CAPES.

E aí, alguém aqui animado a cursar uma pós depois da graduação?! Comente!
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhe também nas outras redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *