DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Oi galera!
Tudo bem?
Pra quem não sabe, hoje, 21 de março é o DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.
“A síndrome de Down ou Trissomia do cromossomo 21 resulta de um distúrbio da divisão dos cromossomas. Os seres humanos têm, normalmente, 46 cromossomos em cada uma das células de seu organismo. As pessoas com a Síndrome têm 47 cromossomos, o que influencia regularmente a formação do corpo das crianças afetadas.

Esses cromossomos são recebidos pelas células embrionárias dos pais, no momento da fecundação. Vinte e três vêm dos espermatozoides fornecidos pelo pai e os outros 23 vêm contidos no óvulo da mãe. Juntos, eles formam o ovo ou zigoto, a primeira célula de qualquer organismo. Essa célula, então, começa a se dividir, formando o novo organismo. Isso quer dizer que cada nova célula é, em teoria, uma cópia idêntica da primeira.


Os cromossomos carregam milhares de genes, que determinam todas as nossas características. Desses cromossomos, 44 são denominados regulares e formam pares (de 1 a 22). Os outros dois constituem o par de cromossomos sexuais – chamados XX no caso das meninas e XY no caso dos meninos.  Esse cromossomo extra aparece no par número 21. Por isso, a síndrome de Down também é chamada de trissomia do 21. A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.

A síndrome não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. As pessoas com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.”


O objetivo dessa data é a conscientização das pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade. Uma maneira de socializar e incluir é com a musicalização, confira aqui!
Lembre-se que o amor e o respeito não contam cromossomos! São as nossas diferenças que nos fazem especiais!Respeite!
Até o próximo! Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *