O DIA CERTO PARA MONTAR A ÁRVORE DE NATAL

Oi galera!
Tudo bem?!
Quem aí já está no clima de natal? Aqui na minha cidade, começaram a surgir os primeiros enfeites e decorações.


Mas você sabia que tem o dia certo para montar a árvore de natal? E que cada símbolo natalino tem um significado referente à comemoração?! Não? Vem comigo que eu te ajudo a saber um pouco mais!
Como eu falei aqui no blog, o dia certo para montar a árvore de natal, é hoje, dia 27 de novembro. A data varia de acordo com o primeiro domingo do Advento (é hojeeee!!!!  :D). Advento, é uma palavra que vem do latim e significa chegada. Em outras palavras, o Advento é a preparação para o natal.



Pra ser mais precisa, o advento são as 4 semanas antes do dia 25 de dezembro. Na Igreja católica, esse tempo é usado para refletir e resgatar o espírito de união e confraternização com o próximo e nas celebrações, esse período é simbolizado com velas nas cores: roxa, rosa, roxa novamente e branca. A cada semana, uma vela é acesa até a chegada do Natal.

Costumamos colocar alguns enfeites e fazer alguns coisas que já são tradicionais no natal. Cada símbolo, e cada tradição tem significados que muitas vezes não sabemos.  Veja só:

A COROA DO ADVENTO 

Geralmente é verde, feita de ramos de pinheiro ou cipreste. Verde significa esperança e vida. A coroa costuma ser enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve. Na coroa são colocadas as 4 velas. A cada domingo, uma vela é acesa, até que no quarto domingo quando todas ficam estar acesas: as velas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem.



O PINHEIRO

Na tradição da Igreja Católica ele simboliza a vida. Isso porque durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro.
Obs.: Muitos acreditam que a árvore não deve ser montada toda de uma vez, o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, que é, para os católicos, um tempo de preparação.




O PRESÉPIO

Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu. É composto pela gruta, animais, pastores, Maria, José e Jesus. Muitos montam os presépios aos poucos, colocam Maria, José nos dias próximos ao natal e o menino Jesus somente a meia noite do dia 24 para o dia 25. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.



PAPAI NOEL

O bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal.







ESTRELA DE GUIA

Estrela que guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.



SINOS DE NATAL

Eles representam o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. Anunciam a alegria por termos um Salvador.






GUIRLANDA



A Guirlanda é usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.





BOLAS COLORIDAS



As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.



CARTÕES DE NATAL


Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois se originam da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um “FELIZ NATAL” de todo coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.






CEIA

É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.





PRESENTE DE NATAL



Figura o presente máximo, o dom de Deus, que é Seu Filho, e que nos foi dado como Irmão Primogênito.




Já que o dia chegou, e a ansiedade já não cabe em mim, bora montar a árvore?! E decorar a casa?!
Quem aí está animado?
Até a próxima! Beijos!

Me acompanhe também nas outras redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *