DEZEMBRO VERMELHO - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AIDS

Oi galera!
Tudo bem?
Na nova fase do blog, hoje não é dia de postagem, mas o assunto do dia é muito importante e eu não poderia deixar de falar aqui com vocês. O dia primeiro de Dezembro é o dia mundial da luta contra a AIDS.


Quer se informar mais e divulgar o laço vermelho? O seu envolvimento é muito importante na luta contra a aids. Vem comigo!



O QUE É O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS?

A Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU, escolheu o dia 1º de Dezembro para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.


O LAÇO VERMELHO

O laço vermelho é considerado o símbolo da consciência sobre o HIV e a aids, simboliza também a solidariedade, esperança, apoio, e de comprometimento na luta contra a aids.

Ele é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.






A CAMPANHA 

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, é uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. O objetivo da campanha estimular a testagem para diagnóstico do HIV, prevenir o HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o preconceito. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.
“O Ministério da Saúde estima em 734 mil o número de brasileiros que vivem com o HIV. Desse contingente, 417 mil usam os medicamentos antirretrovirais ofertados na rede pública. Portanto, estão com a carga viral mais controlada, o que reduz a chance de infectarem outros indivíduos. Porém, 167 mil pessoas sabem que possuem a doença, mas não procuram tratamento. Outros 150 mil convivem com o vírus e não sabem. Ou seja, estes dois grupos permanecem com o HIV sem controle, o que representa risco elevado de infecção. Como o vírus demora cerca de cinco a oito anos para se manifestar muitos não procuram o teste de diagnóstico e nem os remédios.”

O mais importante é que todos nós tempos papel importante no enfrentamento à epidemia do HIV. Você tem que fazer a sua parte! Previna-se; faça o teste; seja solidário com quem tem o HIV; se você sabe que já tem o HIV, cuide-se; tome os medicamentos corretamente; use sempre camisinha e proteja seu parceiro do HIV diminuindo a carga viral. Informação e prevenção são essenciais!
Até a próxima!
Beijos!

Me acompanhe também nas outras redes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *