SESSÃO PIPOCA DE ABRIL #2

Olá galera!
Tudo bom?!
Continuando a Sessão pipoca #1, essa sessão pipoca vai continuar com o tema que eu amo: a minha formação acadêmica! O jornalismo!


Vem conferir e comente aí se eles mereceram mesmo as estatuetas que ganharam! Vem ver!


O MENSAGEIRO (2014)

O Mensageiro é baseado na vida de Gary Webb (Jeremy Renner), repórter que em 1997 publicou a série de artigos intitulada Dark Alliance no jornal San Jose Mercury News. As matérias tratavam do envolvimento da CIA na epidemia do uso de drogas que assolou os EUA nos anos 1980. Apesar de imprecisas e de alguma forma exageradas, as descobertas de Webb estavam muito mais próximas da verdade do que o governo e grandes membros da imprensa estavam dispostos a admitir. A resposta “oficial” veio por meio de matérias no Washington Post, The New York Times e The Los Angeles Times, escritas por jornalistas que estavam, de alguma forma, colaborando com o governo e desacreditando as descobertas de Webb, ao invés de tentar investigar mais a fundo. O jornalista acabou perdendo o apoio do próprio Mercury News e pediu demissão em 1997. No ano seguinte ele lançaria o livro Dark Alliance: The CIA, the Contras, andthe Crack CocaineExplosion, baseado em suas descobertas. Segundo Webb, a CIA estava facilitando o tráfico de drogas da América do Sul para os EUA para levantar fundos para financiar os Contras, um grupo paramilitar de direita que supostamente lutava contra o governo socialista da Nicarágua. Essa história é dramatizada de forma exagerada no filme Feito na América, no qual Tom Cruise interpreta o piloto Barry Seal, um americano que chegou a trabalhar simultaneamente para a CIA e para o Cartel de Medellín. Posteriormente, a CIA tentaria financiar os Contras por meio da venda de armas para o Irã, revelada no escândalo que ficou conhecido como Irã-Contras. Ainda desacreditado e sem conseguir emprego em grandes jornais, Webb cometeu suicídio em 10 de dezembro de 2004 com dois tiros na cabeça, detalhe que alimenta teorias da conspiração que alegam que ele “foi suicidado.” Minha primeira história foi sobre um cachorro que deveria ter morrido, mas não morria. Eu tinha 22 anos. Era uma historinha idiota, mas eu tinha orgulho dela. Eu a enquadrei e a pendurei na parede. E acreditava que tinha me juntado a uma associação secreta de repórteres naquele dia. Se tinha alguém que acreditava, era eu. Minha última história foi sobre um cavalo da polícia em Cupertino, Califórnia, que morreu de constipação. De verdade, não é brincadeira. Mas começar com um cachorro e terminar com bosta de cavalo, tem algum tipo de poesia aí, em algum lugar.


O INFORMANTE (1999)

Em 1996, quando o acadêmico Jeffrey Wingand (Russel Crowe) resolve relutantemente denunciar as práticas quase criminosas da indústria do tabaco nos EUA, a corporação para a qual ele trabalhava não facilita a decisão. Depois que ele concede uma explosiva entrevista para o influente programa 60 Minutes, o produtor Lowell Bergman (Al Pacino) tem que enfrentar os executivos da CBS, já que a exibição da entrevista pode ir contra os interesses financeiros da companhia. Note que o jornalista Edward R. Murrow já alertava sobre isso 40 anos antes (veja no 1º item dessa lista). A principal revelação feita por Wingand dizia respeito a manipulação do tabaco presente nos cigarros, ao qual era adicionado elementos químicos, como a amônia, para aumentar tanto o efeito da droga como a possibilidade do cliente se viciar no produto. Você lutou por mim? Você me manipulou até a situação na qual estou agora: olhando para o prédio da Brown & Williamson! Está todo escuro, exceto o décimo andar… É lá que fica o departamento jurídico, é lá que eles acabam com a minha vida!


SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS (2015)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016, Spotlight: Segredos Revelados mostra a investigação feita pela equipe Spotlight do Boston Globe antes de exporem o esforço sistemático que a Arquidiocese de Boston fazia para encobrir casos de abuso sexual. Focado no efeito que as descobertas tem sobre os próprios jornalistas, o filme termina com a publicação da primeira de uma série de reportagens sobre os casos. As principais consequências foram a prisão de padres responsáveis por abusos e a renúncia de poderosos envolvidos no acobertamento. Além disso, as revelações encorajaram muitas pessoas a denunciarem abusos sofridos, pois agora havia a possibilidade dos responsáveis realmente responderem pelos seus crimes. Leia mais sobre o filme aqui. Nós temos duas histórias aqui: uma história sobre um clero degenerado e uma história sobre um bando de advogados que transformou o abuso infantil em uma indústria. Qual delas você quer que nós escrevamos? Pois nós vamos escrever uma delas.



CITIZENFOUR (2014)

O documentário Citizenfour mostra as primeiras reuniões dos jornalistas Glenn Greenwald e Laura Poitras (diretora do filme) com Edward Snowden, o analista de sistemas e ex-funcionário da CIA que revelou para o mundo a extensão do aparato de vigilância digital desenvolvido pela NSA. O filme captura a tensão em um quarto de hotel em Hong Kong enquanto Snowden faz revelações que mudariam completamente a sua vida.
Uma das principais revelações diz respeito a existência do programa PRISM, um software do governo que coleta, armazena e consolida dados de diversos serviços de internet como Gmail, Facebook, Twitter, YouTube, Yahoo, etc. O material entregue por Snowden informa que ao realizar uma busca pelo email de qualquer pessoa nesse sistema, o usuário terá acesso a todo conteúdo digital privado associado àquele endereço, como outros emails e mídias sociais. A vida do analista de sistemas foi dramatizada por Oliver Stone na cinebiografia Snowden: Herói ou Traidor. Todos nós temos parte nisso. Este é o nosso país e a relação de poder entre os cidadãos e o governo está se tornando uma relação de governantes e governados, ao invés de eleitos e eleitorado.

E aí, pipoca preparada?!
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhetambémnasoutrasredes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *