OS JOGOS PAN-AMERICANOS LIMA 2019

Olá galera!
Tudo bom?!
Hoje começam os Jogos Pan-Americanos de 2019, oficialmente denominados XVIII Jogos Pan-Americanos, serão um evento multiesportivo realizado em julho e agosto na cidade de Lima, no Peru. Durante os dezessete dias de competições, está previsto que 6 690 atletas de 41 países competem em 417 eventos de 38 modalidades. Lima foi eleita sede dos Jogos em 2013, vencendo as cidades de San Luis, na Argentina, Santiago, no Chile, e Bolívar, na Venezuela.


Em agosto, serão realizados os Jogos Parapan-Americanos de 2019. Será a primeira vez que uma cidade peruana recebe uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Além da capital peruana, as competições serão realizadas também nos distritos de Callao, Huacho, Ica, Punta Negra, Cañete e Lunahuaná. Quer saber mais, vem comigo!

O que é os jogos pan-americanos?


Os Jogos Pan-Americanos são um evento multi esportivo, que tem como base os Jogos Olímpicos e são organizados pela ODEPA. Funcionam como uma versão dos Jogos Olímpicos modernos, no qual participam apenas os países do continente americano.
Nos Jogos, são disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Acontecem a cada quatro anos e, tradicionalmente, seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do Sul, Central e do Norte. A primeira edição foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1951.

História dos jogos pan-americanos

Após a Olimpíada de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-americanos do Comitê Olímpico Internacional propuseram uma espécie de "competição regional" entre as Américas, com o intuito de desenvolver o esporte na região. A ideia acabou por concretizar o I Congresso Esportivo Pan-Americano, no ano de 1940, no qual ficara definido que os primeiros Jogos Pan-Americanos seriam realizados na capital da Argentina, dois anos mais tarde. Em virtude do ataque japonês a Pearl Harbour (Havaí), em dezembro de 1941, e da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 até 1945, eles não puderam ser disputados. Encerrados os conflitos, após a Olimpíada de 1948, um novo congresso confirmou Buenos Aires como a primeira sede dos Jogos, que se realizariam no ano de 1951. Esta edição teve sua abertura em 25 de fevereiro e contou com a participação de 2 513 atletas advindos de 21 países, que disputaram provas em dezoito esportes. A Argentina, anfitriã, conquistou 47% das medalhas de ouro. Quatro anos mais tarde foi criada a Organização Desportiva Pan-americana (sigla: ODEPA), com sede na Cidade do México. Formada por 42 países do continente, A ODEPA é responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos.

Desde a primeira edição, o número de atletas, países participantes e modalidades disputadas quase dobrou. No Brasil, o Pan foi realizado em 1963, na cidade de São Paulo, com a presença de 1 665 esportistas de 22 países. Mais tarde, em 2007, o Pan do Rio de Janeiro abrigou 5 662 participantes de 42 países, que disputaram um total de 332 provas em 41 modalidades.

Fundadores

Os países membros fundadores dos Jogos são: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

A tocha dos Jogos Pan-Americanos


Desde os primeiros Jogos Pan-Americanos, a tocha é acesa como nos Jogos Olímpicos e nas demais competições continentais, como os Jogos Asiáticos e os Jogos Pan-Africanos. Na primeira edição, a tocha percorreu o caminho saindo de Olímpia, Grécia. Desde a edição posterior, passou a ser acesa pelo povo asteca, em templos antigos,[carece de fontes] exceto na edição de 1963, quando os índios carajás a acenderam em Brasília.

Doping

Entre os casos de doping já registrados nas edições, o de 1983 contabilizou dezenove casos, a maioria por anabolizantes. Anteriormente, doze norte-americanos desistiram de competir e posteriormente, dos dezenove competidores, dez haviam conquistado medalhas e as perderam. Dentre todos os esportes, o levantamento de peso e o atletismo são os que mais contabilizam casos, em um total de 51 até a edição de Santo Domingo em 2003. Entre os brasileiros, até a edição de 2007, nenhum caso fora registrado em Pan. Neles, contudo, a ODEPA confirmou que os exames antidoping da nadadora Rebeca Gusmão e do halterofilista Fabrício Mafra indicaram resultados analíticos adversos. Como resultado, ambos perderam suas medalhas.

Participantes

Todos os 41 Comitês Olímpicos Nacionais membros da ODEPA deverão competir em Lima. São eles: Antígua e Barbuda ANT - Argentina ARG - Aruba ARU - Bahamas BAH - Barbados BAR - Belize BIZ - Bermudas BER - Bolívia BOL - Brasil BRA - Canadá CAN - Chile CHI - Colômbia COL - Costa Rica CRC - Cuba CUB - Dominica DMA - El Salvador ESA - Equador ECU - Estados Unidos USA - Granada GRN - Guatemala GUA - Guiana GUY - Haiti HAI - Honduras HON - Ilhas Cayman CAY - Ilhas Virgens Americanas ISV - Ilhas Virgens Britânicas IVB - Jamaica JAM - México MEX - Nicarágua NCA - Panamá PAN - Paraguai PAR - Peru PER - Porto Rico PUR - República Dominicana DOM - Santa Lúcia LCA - São Cristóvão e Nevis SKN - São Vicente e Granadinas VIN - Suriname SUR - Trinidad e Tobago TTO Trinidad e Tobago - Uruguai URU - Venezuela VEM.

Os esportes que estarão presentes nos Jogos:
Atletismo - Badminton - Basquetebol - Beisebol - Boliche - Boxe - Canoagem - Caratê - Ciclismo - Esgrima - Esqui aquático - Fisiculturismo - Fronton - Futebol - Ginástica - Golfe - Handebol - Hipismo - Hóquei sobre a grama - Judô - Levantamento de peso - Lutas - Natação artística - Natação - Patinação sobre rodas - Pelota basca - Pentatlo moderno - Polo aquático - Raquetebol - Remo - Rugby sevens - Saltos ornamentais - Softbol - Surfe - Squash - Taekwondo - Tênis - Tênis de mesa - Tiro esportivo - Tiro com arco - Triatlo - Vela - Voleibol - Voleibol de praia.

Logotipo

Em 8 de maio de 2014, o Comitê Organizador de Lima de 2019 lançou um concurso para a criação do emblema oficial dos Jogos, bem como pictogramas e publicidade cartaz. Todo o povo peruano foi convidado a participar. O concurso foi encerrado em 30 de junho do mesmo ano. A comissão recebeu 43 propostas de várias partes do Peru e, em seguida, os cinco primeiros foram escolhidos para que se chegasse ao vencedor. O emblema oficial dos Jogos Pan-Americanos de 2019 foi apresentado em 26 de julho de 2014, durante uma cerimônia especial realizada na Prefeitura de Lima. Autoridades governamentais, bem como atletas e membros do Comitê Olímpico Peruano, participaram do evento. A base do logotipo está na flor de Amances, cujo broto cresce apenas nos meses de julho e agosto nas colinas de Lima. Os três pistilos representam as três Américas. As cores simbolizam a devoção peruana (vermelho), a natureza do país (verde) e uma cidade à beira do mar (azul). Os responsáveis por esta criação, Diego Sanz e Jorge Luis Zárate (ambos de Arequipa), foram premiados como vencedores do concurso.

Mascote

Em junho de 2017, com mais de mil trabalhos recebidos, o Comitê Organizador dos Jogos anunciou os três finalistas do concurso para escolha do mascote para 2019.
Estes foram "Milco" (uma escultura que lembra um guerreiro inca), "Amantis" (uma espécie endêmica de planta e cuja florada só acontece no inverno) e 'Wayqi" (uma espécie de lagarto que também é endêmica do Peru).
No dia 25 de julho de 2017, durante uma cerimônia realizada na Vila Esportiva Nacional (Videna), em Lima, "Milco" foi anunciado como mascote vencedor, tendo recebido 19 mil votos (o que representa cerca de 45% da votação total), superando "Wayqi" (17.200 votos) e "Amantis" (7.300 votos).
A participação popular foi um recorde, superando as escolhas dos mascotes dos dois Jogos Pan-Americanos anteriores, em 2011 e 2015.
A idealizadora do mascote vencedor recebeu um prêmio de quinze mil Sóis Peruanos (aproximadamente US$4.600).

Tocha Pan-Americana

Em 6 de setembro de 2018, o Comitê Organizador divulgou os primeiros detalhes sobre a tocha Panamericana durante a 56ª Assembléia Geral da Panam Sports, realizada em Lima. Como a tradição dos Jogos Pan-Americanos orienta, a chama pan-americana será acesa nas ruínas maias de Teotihuacán, México e irá ser revezada até a o Aeroporto Internacional da Cidade do México, quando será colocada em uma lanterna e irá de avião até o Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete em Cusco, já em território peruano e seguirá de trem para o pequeno município de Aguas Calientes, onde estão as ruínas incas de Machu Picchu aonde a etapa local do revezamento irá começar. Ela visitará as principais cidades do país como Arequipa, Cajamarca, Huancayo, Ica, Piura, Puno, Tarapoto e Trujillo ,além de outras cidades menores e diversos pontos turísticos, históricos e naturais do país, por 23 dias, até a sua chegada ao Estádio Nacional do Peru em Lima em 26 de julho de 2019,quando irá a acender a Pira Pan-Americana ao final da cerimônia de abertura. O percurso da tocha percorrerá uma rota de mais de 5500 km e será carregada por mais de 1200 pessoas durante o trajeto.

E aí, animados para os jogos?!
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhetambémnasoutrasredes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *