Olá galera!
Tudo bem?
Em meio a tantos acontecimentos inesperados e difíceis, eu te faço uma pergunta: O que te faz feliz?
Uma pergunta simples, mas difícil de ser respondida né?!
Podemos listar muitas coisas que nos fazem felizes, sejam elas materiais ou não, coisas ou pessoas. O fato é que o conceito de felicidade muda de pessoa para pessoa, umas precisam de muito, enquanto outras, poucas coisas.
Eu já falei aqui no blog sobre o conceito de FELICIDADE, mas segundo as Neurociências, algumas coisas específicas nos trazem felicidade, como ganhar dinheiro, jogar vídeo game, comer, fazer sexo, entre outras, isso porque elas ativam nosso sistema de recompensa, causando em nós a sensação de prazer, trazendo assim felicidade, ainda que momentaneamente.
Mas isso também não significa que você vá jogar vídeo game de maneira exagerada, até porque é algo momentâneo, e não se pode ser feliz o tempo inteiro, nossa vida é feita de altos e baixos, e ser feliz e questão de escolha. Coisas ruins pode acontecer e você deve escolher como lidar com elas.
Pensando nisso, trouxe 20 pequenos hábitos para a felicidade, garanto que sua vida vai ficar mais leve e, são coisas simples, mas que podem fazer muita diferença no seu dia a dia! Vem comigo!
1- Ter fé em Deus! Estudos apontam uma ligação entre práticas religiosas e espirituais e jovialidade. Para começar, hábitos importantes para a felicidade costumam ser valorizados na maior parte das convenções espirituais: expressar gratidão, compaixão e caridade. E fazer as perguntas que importam ajuda a dar contexto e significado para as nossas vidas. A espiritualidade oferece aquilo a que o sociólogo Émile Durkheim se referiu como “tempo sagrado”, um ritual de desconexão que leva a momentos de reflexão e calma.
2- Ajudar alguém que precisa! Pessoas positivas usam parte do seu tempo para fazer bem a outras, o que, em contrapartida, faz bem a elas mesmas.
3- Praticar atividade física (que seja prazerosa para você)! “Exercício gera endorfinas. Endorfinas te fazem feliz.”. As endorfinas aliviam sintomas de depressão, ansiedade e estresse, graças aos vários químicos cerebrais que são liberados para amplificar as sensações de felicidade e relaxamento. O exercício melhora a percepção que as pessoas têm do próprio corpo – mesmo que elas não tenham perdido peso ou tido qualquer tipo de melhora aparente.
4- Reconhecer suas qualidades! Quando dizemos para nós mesmos e para os outros que somos muito bons em determinada coisa estamos dizendo imediatamente para nosso cérebro que temos orgulho de nós mesmos. Essa atitude desenvolve a segurança, a autoestima e a realização. Estas sensações, por sua vez, geram mais qualidades para serem ressaltadas e mais habilidades são desenvolvidas.
5- Se cercar de pessoas que você ama! Pessoas que despertam o melhor de você, pois o mundo está sempre te querendo por para baixo. Não é buscar ser interesseiro, querer só coisas agradáveis, mas sim uma corrente de alegria e positividade em tudo.
6- Sorrir mais. Sorria o máximo que puder. Quanto mais você pratica o sorriso, mais automático ele se torna. Apenas o fato de movimentar os músculos do rosto, como fazemos ao sorrir, tem a capacidade de melhorar o nosso humor, inclusive quando não estamos a fim de mostrar os dentes. O fato é que já é cientificamente provado que sorrir, mesmo sem vontade, é um exercício simples capaz de melhorar nossa frequência cardíaca. Não custa tentar.
7- Abraçar mais! Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva. O abraço é processado pelo sistema nervoso como uma recompensa, e por isso tem um impacto importante na mente humana, fazendo com que tenhamos uma sensação de felicidade e alegria. Não importa se estamos abraçando ou sendo abraçados, a simples conexão física com o outro já nos deixa mais felizes. Os abraços ainda ajudam a cultivar a paciência e demonstrar apreço, além de estimular a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e serotonina, o hormônio do bem-estar, amplamente associado ao bom humor. Por todos estes motivos, os abraços podem inclusive ser importantes no tratamento da depressão.
8- Participe de alguma atividade em grupo! Participe de atividades em conjunto, como grupos de teatro, coral, pintores, pessoas que pedalam e outros. Hoje em dia há grupos de tudo quanto é gosto e atividade. Procure um que faça algo que você goste e se assemelhe com seus gostos pessoais. Essas atividades em grupo podem lhe render novas amizades e você pode se divertir com as atividades e pessoas que conhecer. Em outras palavras, procure algum grupo que pratique alguma das atividades que trazem felicidade para seus dias e participe dele!
9- Realizar pequenas metas. É importante comemorar as grandes conquistas, aquelas que exigem muito esforço, mas as pessoas felizes também dão atenção às vitórias menores. “Quando prestamos atenção às coisas que dão certo, temos várias recompensas ao longo do dia, isso ajuda a melhorar nosso humor.”. Estar atento às coisas que dão certo (mesmo que seja simplesmente o fato de terem servido o café como você gosta) ajuda a ter uma sensação de conquista ao longo do dia.
10- Se auto respeitar, atender às suas necessidades e ser gentil com você mesmo. Coma quando estiver com fome, beba quando estiver com sede, durma quando estiver cansado. Aquela voz interior que você ouve em sua cabeça pode ser chatíssima, mas você não precisa deixá-la se manifestar. Pesquisas revelam que a autoaceitação é vital para uma vida mais feliz, mas é um hábito que raramente praticamos. Sufocar os pensamentos negativos a seu próprio respeito – algo que pode ser feito com a ajuda de técnicas cognitivas que você pode usar sozinho ou com a ajuda de um profissional – talvez seja uma das melhores coisas que você possa fazer por si mesmo.
11- Ser gentil! Sorria para um desconhecido, segure a porta aberta para alguém que está atrás, deixe a pessoa que tem apenas dois ou três produtos na mão passar à sua frente na fila do supermercado. A gentileza não custa nada, e estudos mostram que pequenos atos de bondade realmente contribuem para nosso bem-estar. Se estiver em busca de inspiração, confira estes relatos sobre pessoas que foram gentis com desconhecidos (e como em alguns casos isso mudou sua vida).
12- Você ouviu música hoje? No livro Healing at The Speed of Sound (“A Cura com a Velocidade do Som”, em tradução livre) os autores e pesquisadores Alex Doman e Don Campbell reúnem provas sobre a influência da música e dos sons na saúde do corpo e da mente. A música melhora o humor, contribui na redução do estresse e é inclusive usada em terapias. Por isso que não é incomum ouvir trilhas que dão sensação de tranquilidade nos corredores de hospitais. Em entrevista à Revista Galileu, Alex Dorman fala que “quando há música relaxante, o hormônio responsável pelo estresse, o cortisol, é reduzido. E o cortisol compromete o sistema imunológico.”. Faça a sua playlist de músicas que causam bem-estar e aperte o play!
13- Não guardar mágoas e pensamentos negativos. Se sua cabeça continuar a repassar um pensamento que é negativo e está atrapalhando sua felicidade, jogue esse pensamento fora, literalmente. Anote em um papel quaisquer pensamentos tóxicos que você esteja tendo sobre você mesmo, amasse o papel e jogue-o no lixo. Já está comprovado que essa prática beneficia nossos sentimentos. Pode soar um pouco ridículo, mas experimente – você não tem nada a perder exceto sua negatividade.
14- Perdoar quem te ofendeu. Esta recomendação não é fácil de seguir, mas lhe fará muito bem acordar todo dia sentindo menos ressentimentos do que ontem. Se está sendo muito difícil se desapegar da raiva, encare o perdão como um presente que você dá a você mesmo, não à outra pessoa ou ao outro acontecimento que você está tentando perdoar. Pesquisas já ressaltaram os benefícios que ganhamos quando abrimos mão da mágoa: essa prática melhora o bem-estar, reduz a ansiedade e até fortalece o sistema imunológico.
15- Reconhecer que não se pode controlar tudo! Embora muitas pessoas queiram ter o poder de controlar a forma como anda as suas vidas, e talvez até mesmo como a vida dos outros funciona, nem tudo pode ser controlado. Às vezes, não importa o quanto eles tentem, nem tudo acontece do jeito que querem. No entanto, uma vez que as pessoas começam a reconhecer que certas coisas e eventos estão fora de seu controle, eles podem começar aceitar melhor aquilo que a vida lhes dá: coisas para ser feliz!
16- Pare de reclamar! Esta é outra regra importante para quem quer descobrir como ser feliz. Pessoas que reclamam constantemente não apenas arruínam a sua própria felicidade, mas também a felicidade dos outros. A única coisa que as pessoas certamente poderiam controlar é a sua reação aos acontecimentos infelizes. Uma das melhores coisas que as pessoas poderiam fazer é parar de reclamar, e começar a olhar para os problemas com uma nova visão, e sentido de oportunidade.
17- Passe tempo fora de casa (preferencialmente, na natureza)! Tente se conectar com a natureza pelo menos uma vez por semana. Viver perto de espaços verdes está associado com melhor saúde mental, explica o estudo do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Isso porque, de acordo com a pesquisa da Universidade de Minessota nos Estados Unidos, o contato com a natureza pode estimular partes do seu cérebro ligadas à felicidade, positividade e equilíbrio emocional. Então, sair da rotina do ambiente fechado para a tranquilidade de um parque de vez em quando, é como tirar a poeira do corpo e até mesmo da alma.
18- Medite! Pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia, perceberam em um estudo que quanto mais profundo o relaxamento por meio da meditação, menor é a produção de hormônios de stress. A meditação influencia na diminuição da produção de hormônios associados a ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade e stress. E aumenta a produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de felicidade. Aproveite todos esse benefícios para incluir algum tempo de meditação na sua rotina.
19- Agradecer! Ser grato por tudo o que te acontece. Todo o bem que vem em sua direção, e você vai atrair mais do mesmo!
20- Apreciar as coisas simples da vida! Um sorvete de casquinha com uma espiral perfeita. Um cachorro feliz da vida. As pessoas felizes conseguem apreciar esse tipo de prazer cotidiano.
E aí, bora ser feliz um pouquinho a cada dia?! Eu entrei nessa, e você?!
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhetambémnasoutrasredes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário