PALAVRA-CHAVE DO MÊS DE SETEMBRO

Olá galera!
Tudo bem?
O post de hoje é sobre a palavra-chave do mês! Confesso que durante essa quarentena, eu pensei muito na palavra, no quanto a gente deve valorizá-la e ter responsabilidade para usar o seu significado na nossa vida, afinal, tudo tem consequências.

Outra confissão, quero muito ter isso de volta! Algo que a gente viu que só depois de ficarmos presos em casa passamos a valorizar, algo que na correria do dia a dia, a gente não parava pra enxergar... Quer saber de qual palavra estou falando?? Vem comigo!A palavra-chave de hoje é LIBERDADE! 

Mas enfim, o que é liberdade? 
Podemos entender Liberdade como “uma das condições mais intrínsecas do ser humano, àquela que no entanto tem sido por muitos séculos restringida para muito importantes grupos da sociedade. De acordo com a Declaração Universal de Direitos Humanos, a liberdade não pode ser separada da condição humana já que todos os indivíduos nascem livres e não podem nem devem ser julgados de nenhuma maneira. A liberdade é então a capacidade que tem o sujeito humano para tomar todo o tipo de decisões relativo ao seu estilo de vida, à suas crenças, aos seus valores e à sua forma de pensar. 


O termo liberdade está intimamente relacionado com a Revolução Francesa, momento histórico no qual se estabeleceram as bases para a liberdade política dos cidadãos mas também as bases para a liberdade social e civil dos indivíduos. A liberdade também se relaciona, posteriormente, com correntes de pensamento econômico (ou liberalismo) que a sustentavam como base de suas ações e que procuravam limitar a entrada de organismos e instituições sociais tais como o Estado. A liberdade hoje em dia se relaciona principalmente com a noção de que todo o indivíduo nasce livre e que nenhum aspecto de sua existência pode ser determinado por outro.



A liberdade é um termo tão complexo e difícil de definir em palavras, pois pode ser analisado desde diversos aspectos: desde o aspecto filosófico e a noção de liberdade como elemento intrínseco do ser humano; desde o aspecto sociológico e a ideia da liberdade do indivíduo sobre o ente social conjunto; desde o nível antropológico e ou entendimento da liberdade ao longo dos povos; desde o ponto de vista psicológico e sua análise da liberdade pessoal de cada sujeito ou desde o ponto de vista político e a ideia de liberdade política sobre qualquer tipo de abuso ou censura.



Mais uma leitura: 
A liberdade é por si só, um dos termos mais difíceis e complicados para ser definido. Podemos dizer que liberdade é um conceito inerente aos mais variados aspectos da vida humana. Se definirmos liberdade na sua forma mais comum, dizemos que liberdade é a faculdade natural que possuem os seres humanos de poder atuar de acordo com sua própria vontade. Também podemos entender como liberdade como um estado no qual o ser humano não é obrigado a atuar de acordo com a vontade de outro; não está escravizado por outrem. É um conceito ligado à aspectos que tem relação com a independência, onde não é obrigatório uma licença para poder realizar qualquer ação por parte da pessoa onde o adequado e o inconveniente não são levados em conta.



Proveniente do latim “líber”, liberdade interpreta-se como pessoa de espírito de procriação ativo. Este derivado do significado do termo liga a incorporação do ser humano à sociedade para poder alcançar a maturidade sexual e como consequência disto, passar a assumir o que se requere como responsabilidade. Essa informação sobre o termo liberdade infunde conhecimento sobre a verdadeira origem do termo, porém não explica perfeitamente a importância do mesmo.



O conceito de liberdade é algo que ao longo de toda a existência do ser humano, há sido motivo de reflexão em muitos sentidos, e quando nos referimos à liberdade na filosofia, liberdade é um dos termos fundamentais de discussão.



Conceito abstrato e de definição não muito fácil, liberdade é um conceito paradoxal e de aplicação totalmente pessoal. No seu contexto mais profundo, o conceito de identidade é totalmente pessoal e variável segundo a ideia que cada um tem a respeito do assunto. Liberdade pode ser para uns, algo contraditório do que é para outros.



Liberdade, como se explica anteriormente, é um estado de espírito e é um sentimento que se aplica à vida dos seres humanos, ainda que possamos referir-nos a liberdade como o objetivo de um animal (somente explicado desde o ponto de vista do homem que é o criador do termo), que é livre por natureza e que em muitos casos quando estão em seu habitat natural, são exemplos de liberdade. 
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhe também nas outras redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *