DIÁRIO DE FORMATURA - #8 O TCC, TEMA, COMO FOI E TAL.

Oi galera!
Tudo bem com vocês?!
Continuando o meu diário de formatura, hoje vou falar da minha monografia ou TCC (Trabalho de conclusão de curso).

O TCC é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. Para os graduandos é um pesadelo, mas super necessário!

Bora conferir?


O TCC tem caráter dissertativo, e tem como objetivo a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica. Para o aluno obter o diploma do curso de graduação, o TCC deve ser aprovado pela banca, geralmente composta por professores e um professor orientador, que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno às questões colocadas. A comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude.

O trabalho varia de acordo com o curso, pode ser feito individualmente, em dupla ou grupo, sob a orientação de um professor responsável. No meu caso, foi feito em trio, pois o meu curso dá a possibilidade de fazer produto (documentário, revista, livro, etc).

O TCC tem que ter um tema que o aluno tem afinidade, além de relevância para a comunidade científica e para a sociedade, ter uma bibliografia para pesquisa, inovação e resposta a uma questão. O trabalho geralmente é escrito e tem que ser entregue no período determinado, caso não entregue, o aluno pode ser reprovado. Na estrutura do TCC deve ter: introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão.  Além de ter que seguir uma rigorosas norma para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto e seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O meu TCC será um Documentário sobre o PASCOM (Pastoral da comunicação), além do documentário, tivemos que fazer um memorial e uma apresentação. Eu o apresentei no dia 09/12 às 16h, junto com a Júlia e a Rafaela e foi mais ou menos assim...







Espero que tenha esclarecido!
Até a próxima!
Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *