#1 ENEM 2015 - FIQUE ATENTO!

Oi galera!! Td bem com vocês?!
O post de hoje é sobre o ENEM, afinal ele já está aí! Antes da data chegar é preciso ficar atento às mudanças que ocorreram esse ano e evitar qualquer imprevisto!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de suma importância, pois desde 2009, a prova substitui ao antigo vestibular. O exame é realizado pelo Ministério da Educação do Brasil, seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades públicas portuguesas.

Trouxe pra vocês 11 lembretes super importantes!!! Quer saber se você está atento? Confira o que separei pra vocês!

LEMBRETE 1- Sobre o CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO
Esse ano o participante não receberá o cartão de confirmação pelos correios, ele estará disponível nesse site: http://enem.inep.gov.br/participante e pode ser impresso informando CPF e senha na Página do Participante.
Fique atento as informação do cartão:
- Número da inscrição;
- Data, hora e local onde serão realizadas as provas;
- Indicação da solicitação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso);
- Opção de língua estrangeira;
- Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
“Caso tenha esquecido a senha, a recuperação deve ser feita no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. O participante recebe nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.
Caso não tenha informado ou tenha alterado o celular ou o e-mail cadastrados na inscrição, o participante deve selecionar a opção “Esqueci minha senha”, digitar os dados solicitados e em seguida selecionar "Alterar dados cadastrais". Para tanto, deve ter em mãos os dados fornecidos no ato da inscrição: data de nascimento, CPF, cidade, nome da mãe, estado (UF) e município de residência, além da resposta à pergunta de segurança cadastrada no ato da inscrição.”

LEMBRETE 2- Sobre a DATA E HORA DAS PROVAS!
As provas acontecem nos dias 24 e 25 de Outubro, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Neste ano, as provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do exame.

LEMBRETE 3- Sobre as PROVAS
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, ou seja contém 180 questões objetivas, e uma redação. Confira os dias das provas:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.

25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

Verifique com antecedência na Página do Participante o local de provas para o qual foi encaminhado.
- Faça o trajeto até o local de provas antes do dia do exame.
- Recomenda-se que todos os participantes estejam no local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

LEMBRETE 4- DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDOS
Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

LEMBRETE 6- O QUE LEVAR NO DIA?!
Cada participante deve ter em mãos:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.
- Documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital), pois é obrigatória a apresentação deste.
- O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

LEMBRETE 7- MOTIVOS QUE PODEM ELIMINAR DO ENEM
-  Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.
- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

LEMBRETE 8- CADERNO DE QUESTÕES
Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 90 questões indicadas no cartão-resposta.

- O participante deve marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever  a frase apresentada na capa do caderno de questões.
- As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção.

LEMBRETE 9 - PROVAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA
A prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 25 de outubro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30. A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.

O que dá nota zero na redação:
- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
Dicas

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque discorre sobre um assunto, descreve-o, explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Também no segundo dia de provas, 25 de outubro, o participante deverá responder cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Não é permitido trocar a opção de língua no momento da prova. A alteração foi permitida apenas durante o período de inscrição no exame. Se o participante tiver dúvidas, deve conferir no cartão de confirmação da inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita no ato da inscrição.

LEMBRETE 10- RESULTADOS DO ENEM
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2015, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção de CPF e senha.

LEMBRTE 11- ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
O Inep empenha-se na oferta de serviços profissionais especializados e de recursos de acessibilidade aos participantes do Enem. Os atendimentos contemplam pessoas com baixa visão, cegueira e visão monocular. O exame também acolhe quem tem deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual (mental). O atendimento engloba ainda casos de surdocegueira, dislexia, déficit de atenção e discalculia, além de autismo e outras deficiências ou condições especiais. A medida visa garantir aos participantes equidade, autonomia e segurança na hora das provas. A disponibilização de outros recursos eventualmente necessários será assegurada após atestação e conforme o princípio da razoabilidade.

Quer saber mais?! Acesse:
- http://portal.mec.gov.br/index.php
- http://enem.inep.gov.br/acompanhe-a-inscricao.html

Desde já boa sorte pra quem vai fazer!
Beijinhos! Até a próxima!!



2 comentários:

  1. Ainda não participo do ENEM, apenas PISM (vestibular de ingresso na universidade federal da minha cidade), de qualquer maneira, ótimas dicas e observações! ;)

    Beijinhos

    Jaque
    www.deualoucanaamelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é de JuiZ de Fora Jaque?!
      Obrigada pela visita e boa sorte no PISM!
      Beijinhos! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *