#2 ENEM 2015 - 10 DICAS PARA QUEM VAI FAZER O ENEM

Oi galerinha! Tudo bem com vocês?! 
No post de ontem eu falei sobre o que o candidato deve estar atento para fazer o Enem, você não viu? Clique aqui e confira!

Com a proximidade das provas, hoje trouxe 10 dicas pra quem vai encarar a maratona de provas nesse fim de semana, é importante estar atento aos horários, ter alimentação balanceada e ler as minhas dicas! Bora conferir?!

1) Estude! Eu sei que é fácil falar, mas na prática é difícil para alguns, mas isso se torna possível com organização. Aproveite seu tempo, comece aos poucos. O ideal é se habituar a um período e, de tempos em tempos, ir aumentando a dedicação. Você também deve aproveitar o no letivo, relacione o que você está aprendendo na escola com o que precisa ser estudado para o Enem. Sempre que possível revise o que vê nas aulas, à medida em que vai estudando os outros conteúdos que já aprendeu. Uma boa maneira reforçar e revisar, é fazendo resumos: você organiza o conteúdo que você está estudando, ao escrever vai memorizando e facilitando a hora de fazer a revisão.

2) Boa alimentação antes da prova do Enem: Alimente-se corretamente, antes e durante a prova, é essencial que você fique desperto e focado na resolução das questões. Dê preferência a alimentos integrais e que sejam ricos em fibras, como frutas, barras de cereal e biscoitos integrais, pois ajudam a saciar a fome e dão energia. Não se esqueça de levar água!

3) Preencha o cartão-resposta com calma: Divida bem o tempo de duração das provas, para que fique tranquilo durante a resolução das questões e de preenchimento do cartão-resposta. Treine isso com provas antigas, assim você saberá quanto tempo poderá gastar em casa questão, ou quanto tempo deve separar para preencher o cartão resposta e para a redação.

4) Reserve tempo para a redação: Geralmente, recomenda-se que no dia da redação, o aluno deve ler o tema e fazer um brainstorming por alguns minutos. Depois, ele deve resolver as questões e deixar a redação só para o final, pois os enunciados e textos de apoio podem ajudar a construir argumentos mais sólidos para o texto. Reserve pelo menos 1 hora para escrever a redação.

5) Não pare nas questões mais difíceis: O indicado é que o candidato pule as questões difíceis, para que assim não perca tempo com questões de alta complexidade.  

6) Fique por dentro das atualidades: Ler e assistir jornais, ler revistas e portais da internet é a melhor forma de o aluno se preparar para a elaboração da redação do Enem. O texto exigido no exame é uma dissertação-argumentativa, que deve relacionar questões sociais, políticas, culturais e científicas a partir de uma situação-problema.  Estando atento, facilita a construção do texto, produzindo argumentos relevantes e uma proposta de intervenção coerente.

7) Durma bem antes do Enem: Talvez seja difícil por causa da ansiedade, mas lembre-se: Você já passou muitos dias estudando sem parar e agora é hora de reduzir o ritmo. O corpo precisa estar descansado para encarar a maratona de provas e, por isso, é ideal dormir cedo na véspera do Enem.

8) Ao receber o cartão-resposta da prova e a folha de redação, marque no cartão a cor da capa do caderno de questões imediatamente. Respire fundo e folheie todo o material para aliviar o nervosismo. Comece a responder as questões pela disciplina que você tem mais facilidade. Se você não souber responder uma questão passe imediatamente para outra. Cuidado ao responder as questões de língua estrangeira. Fique atento ao gabarito. É preciso responder as questões do idioma que você escolheu ao se inscrever.

9) Durante a prova, quando bater o cansaço, mesmo sentado, estique as pernas, fazendo movimentos giratórios com os pés; estique os braços o máximo que puder; force um meio giro na coluna. Mas cuidado para que os movimentos não sejam interpretados pelos fiscais como tentativa de colar a prova do colega de trás, da frente ou do lado. Vá o banheiro, lave o rosto e respire fundo.

10) Se você estiver ansioso(a), é melhor não verificar o gabarito após o primeiro dia de provas. Um resultado não satisfatório pode atrapalhar a concentração no segundo dia de Enem.

No mais, Boa sorte! 
Até o próximo post! Beijos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *