DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Oi galera!
Tudo bem com vocês?
Vocês sabem por que em muitas cidades e estados hoje é considerado feriado? Vocês estão sabendo o que é comemorado hoje?! Não?!
Vem comigo que eu te conto!!!

No Brasil, 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra.

Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Nesse dia, em 1695, morreu Zumbi dos Palmares. Ele foi um líder reconhecido no chamado Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, onde hoje é o estado do Alagoas. A data da morte de Zumbi foi escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra, por causa da fama e do símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos.

Quando foi estabelecida?!
A data foi estabelecida em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. No Brasil, é considerado feriado em cerca mil cidades e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais.

O Dia da Consciência Negra manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão e procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Em algumas cidades, as entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Só pra finalizar, concordo com a seguinte frase:


E aí?! Curtiram?!
Até a próxima! Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *