OS SÍMBOLOS DO NATAL

Oi galera!
Tudo bem com vocês?!
Há alguns dias descobri o DIA CERTO PARA MONTAR A ÁRVORE  e a decoração natalina.


Como percebi que não sabia o suficiente sobre o Natal, pesquisei um pouco de tudo e hoje eu vou falar um pouco sobre os símbolos do natalinos.
Bora conferir?!
Eu encontrei os seguintes símbolos:


A COROA DO ADVENTO - Geralmente é verde, feita de ramos de pinheiro ou cipreste. Verde significa esperança e vida. A coroa costuma ser enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve. Na coroa são colocadas as 4 velas. A cada domingo, uma vela é acesa, até que no quarto domingo quando todas ficam estar acesas: as velas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem.




O PINHEIRO - Na tradição da Igreja Católica ele simboliza a vida. Isso porque durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro.
Obs.: Muitos acreditam que a árvore não deve ser montada toda de uma vez, o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, que é, para os católicos, um tempo de preparação.




O PRESÉPIO - Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu. É composto pela gruta, animais, pastores, Maria, José e Jesus. Muitos montam os presépios aos poucos, colocam Maria, José nos dias próximos ao natal e o menino Jesus somente a meia noite do dia 24 para o dia 25. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.


PAPAI NOEL: O bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal.







ESTRELA DE GUIA: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus






SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. Anunciam a alegria por termos um Salvador.






GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.


BOLAS COLORIDAS: As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.



CARTÕES DE NATAL: Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois se originam da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um “FELIZ NATAL” de todo coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.



CEIA: É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.


PRESENTE DE NATAL: Figura o presente máximo, o dom de Deus, que é Seu Filho, e que nos foi dado como Irmão Primogênito.






E aí, vocês sabiam sobre todos esses símbolos?
Sabem de mais algum?! Comente!!
Até a próxima!
Beijos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *