SEMANA SANTA EM SÃO JOÃO DEL - REI #1

Oi galera!
Tudo bom?!
Animados para saber mais um encanto da minha cidade?! No post de hoje, vou falar de umas das tradições mais conhecidas de São João del- rei: a Semana Santa.


Conhecida nacionalmente como uma das cidades que mantém as tradicionais celebrações da Semana Santa, hoje São João del- rei dá início à programação que move e comove turistas de toda parte do mundo. Você não sabe o que é? E nem por que a cidade tem esse reconhecimento? Vem comigo que eu te conto!!!


O que é semana Santa?
“A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.”


Nessa época, a cidade se transforma, atrai turistas de várias localidades e oferece verdadeiros espetáculos de fé. No domingo de Ramos acontece procissões onde os fiéis levam ramos representando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na segunda e na terça-feira acontece missas, confissões e via sacra a noite. Na quarta-feira missas, confissões e o ofício de trevas: O Ofício de trevas mostra a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. Durante a cerimônia apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma: simboliza Jesus.  O ruído no fim do ofício de trevas significa o terremoto e a perturbação dos inimigos e recordam a desordem que sucedeu na natureza, com a morte de Nosso Senhor. Por isso é comum que os participantes batam os pés no chão da igreja, fazendo um barulho ensurdecedor.


Na quinta-feira tem a encenação de lava pés. O bispo lava o pé direito de 13 homens, assim como Jesus fez com os seus discípulos, na Última Ceia. As igrejas montam cenas da vida de Jesus e ficam abertas para visitação. Na sexta-feira Santa são expostos tapetes feitos por voluntários pelas ruas da cidade. Além disso, tem o descendimento da cruz e a procissão do enterro de Jesus. No sábado santo acontece a vigília pascal e no domingo a procissão de jesus ressuscitado.

Vou mostrar tudo aqui pra vocês através de fotos e vídeos ok?!
Até a próxima! Beijos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *