DNJ 2018 - EU VOU!

Oi galera!
Tudo bem?
O post de hoje é sobre um evento que vou participar pela primeira vez! Desde que participei do Projeto Manual da autoestima eu estou no grupo de jovens, o JESC. E hoje vai acontecer o DNJ! O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018, tem como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).


O tema e lema estão em consonância com os da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Quer saber mais? Vem comigo!


O cartaz do DNJ 2018

“A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz. O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo.
Com recortes de fotografias de revistas ‘xerocadas’ em papel craft e manipuladas digitalmente, mostram os inúmeros tipos de violência contra jovens e desperta a reflexão acerca da superação da mesma. A arte em si proporciona ao expectador ver e resignificar de acordo com a sua visão. Dessa forma, o identidade visual do cartaz faz um convite à construção da paz e ao autoquestionamento sobre seu papel como construtor de uma sociedade pacífica, visto que vontade de mudança é pessoal e a construção da paz só tem êxito com a colaboração de todos.



O cartaz foi elaborado pelos membros da equipe de mídias sociais e design dos Jovens Conectados. “Fiquei muito feliz em participar do processo de elaboração, que iniciou com o contato com diversas notícias de violências e crimes da atualidade e o nosso desejo de superar tudo isso. Por isso, o cartaz traz estes recortes de revistas e jornais com o rosto sofrido da juventude que vive e experimenta a violência. A superação deste problema é o rasgo na altura dos olhos dos jovens, com um fundo branco, cor da paz, com a palavra PAZ em destaque e na cor azul. O principal objetivo desse processo criativo é que as pessoas se incomodem mesmo com o cartaz e que ele nos provoque e nos deixe angustiado, mas com vontade de romper com esta cultura de guerra”, explica Pe. Cleber.
Em 2018, o DNJ conta com um sabor ainda mais especial para os jovens brasileiros porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida no último mês de março, o documento escrito ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.

Identidade Visual
Desde o ano passado, o Dia Nacional da Juventude e a Jornada Diocesana da Juventude têm uma identidade visual conjunta, pensada para dar unidade às atividades em todo o Brasil. Nessa nova identidade, as cores representam as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-este, Sudeste e Sul, e toda base da identidade trabalha com o rosto da juventude. No entanto, cada Setor Diocesano da Juventude e grupos jovens poderão criar o cartaz com a identidade dos seus jovens, com suas características regionais. ”

História do DNJ
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Eu vou participar em Itumirim! E vou mostrar tudo o que acontecer aqui no blog e nas minhas redes sociais pra vocês! Animados?
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhe também nas outras redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *