PALAVRA-CHAVE DO MÊS DE ABRIL 2020

Olá galera!
Tudo bem?
Como tem sido aqui no blog, no início do mês, eu proponho uma palavra para refletirmos. Esse mês, não poderia ser diferente! A palavra chave do mês é Empatia!


Diante de tudo o que estamos vivendo nada melhor que saber se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Bora saber mais?! Vem comigo!

A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas.


“Normalmente, entende-se por empatia ao sentimento que estabelece o acompanhamento de dor ou sofrimento de uma pessoa que se encontra neste estado. Assim, a pessoa empática demonstra este sentimento. Quando um indivíduo sofre por determinada situação ou causa, outro indivíduo (que conhece ou não o primeiro) pode sentir empatia pelo simples fato de reconhecer que o estado de sofrimento, de dor ou de pena é um estado característico e comum do ser humano. Muitas vezes a empatia é confundida com a lástima, mas na realidade é apenas uma noção de acompanhamento, embora seja um sentimento emocional da pessoa que sofre.



A ideia de empatia parte do princípio de que todos os seres humanos, sendo seres racionais, são conscientes em algum nível de sofrimento, dor, pena, mal-estar ou diferentes sentimentos que podem ocorrer a todos de maneira eventual, independente do que foi passado ou por alguma situação da mesma característica da outra pessoa. Por causa desta conscientização, na maioria dos casos, não é agradável que a outra pessoa sofra, portanto, este sofrimento do outro faz mal a nós mesmos também. É neste momento quando sentimos empatia, ou seja, quando o sentimento de dor se replica em nós mesmos.



Geralmente a empatia está associada a questões sociais, pois para poder senti-la, uma pessoa deve ter algum tipo de contato com outro indivíduo que não seja ele mesmo. É por isso que a empatia também está ligada às relações sociais e com o tipo de vínculo que uma pessoa estabelece com a outra ao longo da vida, assim, provavelmente se tem mais empatia com quem signifique mais para o outro.”

A empatia está presente por aí?! Se não estiver, tente se colocar mais no lugar do próximo?!
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhetambémnasoutrasredes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *