5 DICAS PARA ALIVIAR A ANSIEDADE DO CORONAVÍRUS

Olá galera! 
Tudo bom?!
A fase que estamos vivendo não está nada fácil, viver o isolamento social e com o medo de contrair a doença ou de que outras pessoas nos infectem, além de causar tédio, muitas vezes aumenta a nossa ansiedade. Além dos incidentes fóbicos, rejeição e segregação de grupos que consideramos possíveis portadores da doença.


Mas podemos combater ou amenizar essa ansiedade causada por essa Pandemia! Quer saber como?! Vem comigo!


DICA 1 - LEGITIME O MEDO
Pensamentos e mensagens tranquilizadoras – como “não tenha medo” – são ineficazes e podem até ser prejudiciais ou contraproducentes. Esses tipos de mensagens criam uma forte dissonância cognitiva entre o que estamos vendo e vivendo e a “ordem” de conjurar medo. Nosso cérebro não é tão facilmente enganado e decide autonomamente manter o estado de alarme interno. Esconder a realidade, tentar compensar ou subestimar é extremamente negativo, porque impede as pessoas de se prepararem psicologicamente para o que está por vir, quando ainda têm tempo para isso. Em vez disso, é melhor dizer: “Entendo que você tem medo. É normal. Todos nós temos isso. Nós vamos superar isso junto.” Devemos lembrar que o medo não está oculto, está enfrentado.


DICA 2 - EVITE INFORMAÇÕES ERRÔNEAS ALARMISTAS
Se afastar um pouquinho dos noticiários não vai te fazer mal. Mas caso queira saber dados e pistas para avaliar se risco aumentou ou diminuiu escolha com inteligência suas fontes de informação, para que elas não alimentem ansiedade excessiva.
Evite programas sensacionalistas, informações de sites duvidosos que só geram mais medo e ansiedade, como muitas das mensagens compartilhadas pelo WhatsApp. Não há necessidade de procurar obsessivamente informações minuto a minuto. Você precisa se manter informado, mas com dados e fontes confiáveis. E sempre contraste todas as informações. Não confie na primeira coisa que você lê.


DICA 3 - OCUPE SEU TEMPO E SE AFASTE DAS NUVENS ESCURAS DO PESSIMISMO
Mesmo dentro de casa, a vida continua, para combater os efeitos colaterais da ansiedade de quarentena e coronavírus, é importante se distrair. Leia aquele livro que está na prateleira, ouça suas músicas preferidas, faça um spáday e cuide da sua pele, seu cabelo, unhas e etc. Aproveite cada segundo com as pessoas que moram na sua casa. Crie uma nova rotina para que seus dias em casa fiquem mais leves e produtivos.


DICA 4 - AFASTE OS PENSAMENTOS CATASTRÓFICOS
Pensar no pior, ou no fim do mundo, Apocalipse e coisas do tipo não vai aliviar a ansiedade. A chave é aplicar aceitação radical. Isso significa que, em um determinado momento, precisamos deixar as coisas fluírem. Depois de tomar todas as precauções possíveis, devemos confiar no curso da vida, cientes de que fizemos tudo ao nosso alcance. Se não nos apegarmos a esses pensamentos e emoções negativas, eles acabarão saindo como vieram. Nesses casos, adotar uma atitude de atenção plena será de grande ajuda.


DICA 5 - CONCENTRE-SE NO QUE PODEMOS FAZER PELOS OUTROS
Grande parte da ansiedade sobre o coronavírus é porque sentimos que perdemos o controle. Embora seja verdade que existem muitos fatores que não podemos influenciar, outros estão em nossas mãos. Portanto, podemos nos perguntar o que podemos fazer e como podemos ser úteis. Ajudar pessoas vulneráveis ou fornecer apoio, mesmo à distância, pode dar a esta situação que estamos experimentando um significado além de nós que nos ajuda a lidar melhor com o medo e a ansiedade. Não podemos escolher as circunstâncias que vamos viver, mas podemos escolher como reagir e que atitude manter. A maneira como encaramos isso, como indivíduos e como sociedade, pode nos tornar mais fortes para o futuro.


Dias melhores irão!
Você tem mais alguma dica?! Comente aqui!
Até a próxima! 
Beijos! 

Me acompanhe também nas outras redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *