Olá galera!
Tudo bem?
Em muitos lugares, a rotina já está voltando ao "normal", e depois de tantos meses de quarentena, é normal sentir uma preguicinha de fazer as coisas e a tendência é a procrastinação.
Mas se temos uma obrigação, o negócio é deixar a preguiça de lado e cumprir com o nosso dever, respeitando nosso tempo e nossas limitações. Confere as dicas que eu trouxe e depois me fala se te ajudaram! Vem comigo!
Procrastinar é o comportamento de adiar tarefas, de transferir atividades para o dia seguinte", deixar de fazer algo ou até interromper o que deveria ser concluído dentro de um prazo determinado.. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em ansiedade, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.
Embora a procrastinação seja considerada normal, pode tornar-se um problema quando impede o funcionamento normal do indivíduo no seu dia-a-dia. A procrastinação crônica pode ser um sinal de dificuldades a nível psicológico.
No sentido da pessoa se consciencializar dos seus processos psicológicos pode atender aos seus comportamentos, sentimentos e pensamentos. Apresentarei, alguns exemplos de indícios e formas de procrastinação com os quais qualquer pessoa se pode identificar em algum momento da sua vida:
- Pensa que ao ignorar uma tarefa ela desaparecerá? Age de acordo com esta ideia?
- Vive para o momento? Tem uma baixa tolerância à frustração? Adia sistematicamente as tarefas, sempre que é possível e, quando não é, queixa-se dizendo que se sente pressionado pelos prazos apertados e que é incapaz de trabalhar tão bem como poderia caso tivesse mais tempo?
- Estabelece objetivos perfeccionistas e irrealistas? Receita não conseguir desempenhar tão bem quanto sonhava? Tem dificuldades em passar da fantasia à ação?
- Persiste de forma sistemática em apenas uma parte ínfima da tarefa? Escreve e volta a escrever o parágrafo introdutório de um texto, descurando o corpo e a conclusão do mesmo?
- Engana-se a si próprio substituindo uma tarefa importante por outra aparentemente relevante?
- Será que dramatiza o seu compromisso para com uma determinada tarefa em vez de a realizar?
- Acredita que os sucessivos pequenos atrasos são inofensivos?
- Fica paralisado a decidir entre escolhas
alternativas?
Se você se identifica com alguma dessas situações, as dicas de hoje são para te ajudar a combater a procrastinação!
DICA 1- Dividir a tarefa em pequenos passos
Quando você tem muitas atividades para executar, a tendência é aumentar o prazo de cada uma delas. Mas isso é um erro, pois sabendo que você tem um limite de entrega mais longo, não vai preocupar-se até que falte pouco tempo para resolver. Dividindo o tempo em períodos menores para realizar cada tarefa, você se sentirá obrigado a terminá-la o quanto antes.
Juntando todos os seus prazos, você poderá visualizar que todas os seus projetos estão interligados. Usar apenas um calendário deixa visível o fato de que as suas tarefas do dia seguinte dependem do término das tarefas de hoje. Lembre-se: uma atividade atrasada prejudica o andamento de todas as outras.
Muitas vezes, o lugar em que trabalhamos colabora para a procrastinação. Se você sente tédio na sua mesa, procure mudar de ambiente de vez em quando. Quando as suas atividades te permitirem, trabalhe ao ar livre ou troque de lugar.
Estabeleça os horários para concluir as suas tarefas, ao invés de se propor a trabalhar por três horas toda manhã, por exemplo. Defina quais atividades você vai executar durante o dia e quanto tempo pretende se dedicar a cada uma delas.
DICA 5- Tentar entender o porquê da sua procrastinação
Quando você perceber que está perdendo o interesse no que está fazendo, procure pensar nos pontos positivos daquilo e compreenda quais as consequências que estes projetos trarão para você. Trabalhando assim, você se sente estimulado só para ver se o final vai ser da maneira como você planejou.
Até a próxima!
Beijos!
Me acompanhetambémnasoutrasredes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário