JULHO AMARELO: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER ÓSSEO E TAMBÉM AS HEPATITES VIRAIS

Olá galera! 
Tudo bom?! 
Em julho acontece em todo o país a campanha Julho Amarelo. Durante este mês, diversas unidades e órgãos de saúde, secretarias, hospitais e universidades realizarão ações para conscientizar a população e intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais. 


A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio. Muitas vezes silenciosas, as hepatites B e C podem não apresentar sintomas e evoluir para a forma crônica, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Quer saber mais? Vem comigo! 
O QUE É A HEPATITE? 
A hepatite é caracterizada pela inflamação do fígado e é considerada problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão e meio de mortes no mundo foram provocadas por complicações dos vários tipos de hepatite, que podem ser causados por cinco variações diferentes de vírus. 


QUAIS SÃO OS TIPOS DE HEPATITE ? 
Cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E) e no caso a hepatite B, já há vacina disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade. Além destes tipos são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.
 – Hepatite A, que tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
 – Hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo. 
– Hepatite C, tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.
 – Hepatite D, causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
– Hepatite E, causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
– Hepatite F, relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite, segundo a Organização Mundial de Saúde pode ser desconsiderado. 
– Hepatite G, o vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões. O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e da Aids (HIV). 

HEPATITES NO BRASIL 
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. O Ministério da Saúde estima que quase 2 milhões de pessoas convivem com a doença no país. Do total, 1,7 milhão são portadores do vírus da hepatite C, e em 756 mil pessoas foi detectada a variante do tipo B. Só em 2017, foram registrados 40.198 novos casos. Das mortes motivadas pela doença, 70% são causadas pelo tipo C, 21,8% pelo tipo B e 1,7% pelo A. 

TRANSMISSÃO 
As hepatites virais podem ser transmitidas através da água e alimentos contaminados, de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais, como compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, além da transmissão vertical, ou seja, o contágio de mãe para os filhos que pode ocorrer durante a gravidez e o parto. 


SINTOMAS 
O grande desafio no que se refere às hepatites virais é a dificuldade de diagnóstico, uma vez que a doença pode não apresentar sintomas. Entretanto, alguns sinais mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Muitas pessoas não sabem que estão infectadas e, além de não realizarem o devido tratamento acabam disseminando a doença. Por isso recomenda-se a realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente. A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. Ainda não existe vacina para a hepatite C, porém o paciente pode realizar o tratamento cujo índice de cura é superior a 90%. 

Algumas medidas simples previnem a infecção, tais como: 
– Usar preservativos; 
– Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com manicures e pedicures; 
– Não compartilhar agulhas e seringas;
– Manter exames de rotina em dia; 
– Consultar um médico com frequência. 

TEM CURA? 
A hepatite A é uma doença aguda e o tratamento se baseia em dieta e repouso. Geralmente melhora em algumas semanas e a pessoa adquire imunidade. O tipo B não tem cura, mas tem tratamento e pode ser evitado com a vacina. Quem se vacina se protege também contra a hepatite D. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. 
Se previna! Se cuide e faça exames regularmente! 
Até a próxima! 
Beijos!
Me acompanhe também nas outras redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *