Tudo bem com você?
O post de hoje é mais um sobre conscientização, mas especificamente sobre solidariedade, doação e vida! São três coisas que só dependem da atitude de uma pessoa!
Solidariedade, porque envolve um ser solidário que tem sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros, daí vem a doação de vida! Não entendeu?!
Vem comigo que eu explico!
Hoje, dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi estipulada em novembro pelo fato de ser habitual o baixo estoque em unidades de saúde nos meses de dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por conta das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há aumento no consumo de bebidas alcoólicas e no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.
Para ser um doador é necessário:
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
- Ter idade entre 18 e 69 anos (os jovens de 16 e 17 anos podem doar, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.)
- Ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 69 anos. Também podem doar
Para quem for doar sangue, é importante saber que não é necessário estar em jejum, é recomendado que se faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.
Não podem doar sangue:
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade
- Mulheres grávidas ou amamentando;
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- Usuários de drogas.
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Você é um doador? Comente a sua experiência!
Doar sangue é uma atitude muito nobre e pode salvar várias vidas!
Até a próxima! Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário