TUDO SOBRE UMECTAÇÃO CAPILAR

Oi galera!
Tudo bem?!
Há alguns dias eu postei aqui sobre a umectação com óleo de côco e recebi algumas dúvidas. Me perguntaram como fazer? Como saber se o cabelo necessita de umectação? Qual o tipo de óleo deve ser usado? Para que serve?


Então, para quem ainda não sabe o que é ou tem dúvidas sobre o assunto, eu fiz esse post para explicar tudo! Quer saber mais? Vem comigo!



O QUE É UMECTAÇÃO?

A umectação capilar é técnica que umedece o cabelo. Ou seja, você hidrata seu cabelo através do banho de óleo. Você pode fazer em um salão ou até mesmo em casa, basta usar óleo correto! Alguns dizem que a umectação é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas creditam o rápido crescimento de seus cabelos a isso!



PARA QUE SERVE A UMECTAÇÃO?

Serve para nutrir todo o cabelo. As glândulas sebáceas do nosso coro cabelo produzem naturalmente um óleo rico em nutrientes que é um lubrificante natural dos nossos cabelos. Esse óleo não chega em todo o comprimento dos fios, ou seja, da raiz às pontas dos fios, com a umectação o óleo penetra no interior dos fios repondo assim os nutrientes necessários para deixar o cabelo saudável.



QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UMECTAÇÃO PARA O CABELO?

Além de selar o fio do cabelo, a umectação o mantém hidratado por mais tempo. Ao umectar os fios com óleos vegetais, você ajuda o cabelo a repor nutrientes, combate o ressecamento, o frizz e a aspereza. Seu cabelo vai ficar com brilho, macio e definido!



QUEM DEVE FAZER UMECTAÇÃO?

A umectação é indicada pra cabelos ressecados, danificados por processos químicos, com pontas duplas ou quebradiços.



COMO ESCOLHER O ÓLEO IDEAL PARA O SEU CABELO?

É imprescindível que você opte por óleo vegetal, de preferência, 100% puro. O óleo não pode ser mineral! Você deve escolher o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta). Algumas empresas já possuem óleos específicos para umectação.


QUAIS ÓLEOS POSSO USAR?

Você pode optar por:

1- Óleo de Abacate - O óleo não é extraído da semente, mas sim do fruto! É rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E.

2- Óleo de Amêndoas Doce - É um óleo barato e fácil de achar. É rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo.


3- Azeite de oliva extra virgem - É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso! O azeite possui antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.



4- Óleo de Côco - Eu uso e recomendo! E tem inúmeros benefícios como eu disse AQUI.




5- Óleo de Rícino ou óleo de mamona - É um óleo que proporciona maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo.



Além desses, você ainda pode optar pelo Óleo de Argan, Óleo de Linhaça, Óleo de Jojoba ou o Óleo de semente de uva.


COMO FAZER UMECTAÇÃO?

Você deve separar o cabelo em mechas e aplicar o óleo de sua preferência. Para quem não tem cabelo oleoso, basta aplicar o óleo que escolheu a noite antes de dormir, envolver o cabelo com uma touca e pela manhã lavar o cabelo normalmente como de costume.

Quem tem o cabelo oleoso, o recomendado é que aplique o óleo antes de lavar os cabelos. Basta aplicar o óleo a partir de 3 a 4 dedos de distância da raiz do cabelo e dar atenção redobrada para as pontas. Deixe agir por 1 hora, não é necessário usar nenhuma fonte de calor, e prossiga com a lavagem dos cabelos como de costume.

Lembre-se que você pode fazer a Umectação uma vez por semana se seus fios estiverem muito danificados ou ressecados ou a cada 15 dias dependendo da necessidade dos cabelos.


Saiba mais sobre




Então galera, espero ter sanado todas as dúvidas! Mas se ficou alguma, é só comentar!
Até a próxima!
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *