OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE

Oi galera!
Tudo bem?
Com a Páscoa chegando nos fica um certeza: vamos comer chocolate! Apesar de encher os nossos olhos e dar água na boca, precisamos de ter controle para não passar do limite! Pois se ingerido em excesso pode provocar aumento de peso, enxaqueca e irritações no estômago e na mucosa intestinal, mas especialistas garantem que comer chocolate com moderação pode trazer benefícios.


 O chocolate tem cálcio, proteína, gordura, açúcar, e substâncias importantes como algumas vitaminas. O grande problema é a quantidade. Ainda assim, tenho certeza que você vai querer que esses 5 dias que faltam passem voando pra comer logo um chocolate! Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!

O primeiro benefício e o mais conhecido de nós mulheres é o alívio dos sintomas da TPM. Quando comemos chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Além da serotonina, o chocolate ajuda na liberação endorfinas que melhoram o humor e a ansiedade e ainda combatem a depressão e o desânimo. Fornece energia, melhorando a disposição para as atividades diárias, e concentram outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina, que reforçam a sensação de felicidade. Vale a pena comer um pedacinho nesse período né?!

O chocolate também ajuda a dar saciedade, ele contém ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção de hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade. O chocolate na quantidade correta ainda ajuda a emagrecer! Isso mesmo! O Chocolate é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau. A cafeína também pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.

Como o cacau é rico em antioxidante, isso reduz a possibilidade de inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o AVC (acidente vascular encefálico), ele também minimiza a quantidade de substâncias inflamatórias no organismo. Além disso os antioxidantes, possui também vitamina A e do complexo B, o que ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento.


O chocolate também pode ajudar a combater o câncer de intestino, pois o cacau possui chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor. Na gravidez ele ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício. O chocolate amargo, rico em cacau e flavonóides, pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol LDL (ruim). Os antioxidantes diminuem a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.


Além de ser ingerido o chocolate pode ser usado em tratamentos de beleza, como nos banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células. São muitos benefícios não é?! Fique atenta! O chocolate mais indicado é o amargo ou meio amargo e deve ser consumido com cautela e moderação, saboreie cada pedaço, evite comer em grandes quantidades! Para ajudar no tratamento de doenças do coração, a Organização Mundial da Saúde sugere que os médicos recomendem até 30 g do sabor amargo por dia Tudo que é em exagero faz mal! Alguém sabe mais alguma coisa?! Comente!
Até a próxima! Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *