Tudo bem?!
Assim como os outros meses do ano, o primeiro post do mês de março é sobre a Campanha Março Lilás! Durante todo o mês, diversas instituições vestem-se com a cor lilás, dando atenção especial para a necessidade de prevenir e diagnosticar o câncer de colo do útero.
O que é a Campanha Março Lilás?
A campanha tem como objetivo de levar a conscientização, a informação e o estímulo às mulheres para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, assim como alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher na busca pela ajuda médica.
“O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. A maioria dos casos são diagnosticados em mulheres entre 45 e 49 anos de idade.
Estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus.
A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.
Entretanto, um dos principais desafios para esse diagnóstico precoce é a dificuldade de acesso que as mulheres enfrentam para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo SUS, visto que há grande precariedade no sistema, causada pela falta de investimentos do Governo Federal.”
Não se sabe com definição quando começou a campanha do Março Lilás. No entanto, sabe-se que há muitos anos março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar tantas mortes anualmente.
Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.
Além da conscientização, a prevenção salva vidas! Se cuide e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo!
Até a próxima!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário