ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO DURANTE O CARNAVAL

Oi galera!
Tudo bem?!
Nesses dias de folia, nos empolgamos com a festa, alegria e samba no pé. Algumas pessoas exageram no consumo exagero de bebidas alcoólicas e ingerem comidas nem sempre saudáveis, e esquecem que isso pode ser prejudicial. Além disso, a falta de ingestão de líquidos, as noites mal dormidas e o excesso de exposição ao sol, também podem trazer alguns malefícios a sua saúde.


Para curtir o carnaval sem medo, você deve ler o post sobre tudo o que você deve saber para o carnaval e conferir as dicas de alimentação de hoje! Vem comigo!


É essencial lembrar que os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura, o corpo deve ser mantido hidratado com água, sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes. Caso for beber cerveja, é importante intercalar com a água mineral. O mínimo de água a ser ingerido é em torno de 2 a 3 litros. Se for se exercitar muito (com desfiles de escolas, esportes, etc...), pode ser mais (4 litros).


Os sintomas da desidratação são: “câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. Desmaios, com a queda de temperatura e pressão também indicam a desidratação. Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz”.


Para quem vai viajar, na hora de escolher o restaurante, opte por locais que ofereçam uma alimentação leve e balanceada. Tanto o almoço quanto o jantar devem ser pautados com grelhados, verduras e legumes. Se estiver na praia, evite comer alimentos expostos ao sol ou as altas temperaturas. Dê preferências para frutas, sorvete, mate, limonadas, água de coco e chás, pois são úteis na reposição de líquidos.


Se você for pular em blocos, escola de samba ou outros é recomendado que antes ou durante o percurso você ingerisse pelo menos um lanche leve (barra de cereal) ou uma fruta. Cuidado com os lanches frios, os que contêm maionese e os petiscos preparados em ‘barraquinhas’ sem acondicionamento térmico.


Fique atento às recomendações:



- Beber muito líquido durante a festa;
- Comer a cada três horas;
- Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;
- Evitar carnes e lanches gordurosos;
- Não ficar sem comer para emagrecer;
- Leve barras de cereais;
- Não coma em lugares sem higiene adequada;
- Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;
- Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere.
- Durma bastante e evite emendar um dia no outro;
- Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele;
- Vale lembrar também dos cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS e a hepatite, por isso o sexo seguro nunca é demais.




Fiquem atentos à alimentação e à hidratação galera! Por hoje é só!
Boa folia pra vocês!
Até a próxima!
Beijos!





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